Quantas vezes você já passou por aqui?

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prepare os filhos para a volta às aulas!

Durante as férias, as crianças mudam de ritmo, acordam mais tarde, fazem as refeições fora de hora. Agora, com a volta às aulas, elas precisam se adaptar à rotina. Para evitar problemas com o rendimento escolar e o aumento da ansiedade, o ideal é começar a prepará-las na última semana de descanso.

Nesse período, faça com que a garotada deite ou acorde em horários mais próximos aos que terá de seguir durante o ano. "Mas isso não deve ser algo rígido. É importante conversar bastante com a criança sobre o assunto e explicar que tem de acordar no horário e se acostumar com a volta às aulas", explica Lino de Macedo, professor de psicologia do desenvolvimento do Instituto de Psicologia da USP.
Os filhos que estudam à tarde também devem ter um horário para levantar. Nada de trocar o dia pela noite, até mesmo nas férias. "Isso nunca é bom. Pode causar hiperatividade, irritabilidade, dispersão, confusão e distração", complementa o professor.

Se os pequenos têm costume de tomar banho antes de ir para a escola, retome essa rotina. A hora de almoçar e de jantar também deve voltar gradativamente à de costume.

Além da mudança de horários, é interessante brincar de escolinha com o filho. "Faça atividades lúdicas, como as de livros e revistas infantis, que lembram lição de casa", recomenda Macedo.

Conversar é importante

Não basta estabelecer horários para dormir, acordar e fazer outras atividades. É preciso motivar a garotada. "Converse sobre o aprendizado que vai ter ao longo do ano para que a criança saiba que é uma coisa boa e não veja a escola como algo chato", explica Silvana Rabello, professora da faculdade de psicologia da PUC - SP.

Uma boa dica é empolgar os pequenos com a compra do material escolar ou do uniforme. Também é interessante que participem ou acompanhem, por exemplo, quando os pais forem encapar os objetos. "Mostrar algum material escolar dos pais também ajuda a motivar", afirma a psicóloga.

Já os que ficam muito excitados com a proximidade da volta às aulas também precisam de atenção. "Nesse caso, tem de fazer o contrário para afastar a ansiedade. Explique que ainda tem uma semana de férias e dá para aproveitar para passear, brincar mais", complementa Macedo.

Além da mudança de rotina, por que o começo do ano letivo mexe tanto com as crianças? "Além dos pontos positivos, como encontrar os amigos e aprender, significa perdas para elas. Perdem as férias, o contato maior com os pais e as viagens. O começo também traz ansiedade e expectativas quando pensam se vão gostar dos novos colegas, das novas professoras, principalmente se mudar de turno ou de escola", afirma Macedo.

Primeira vez

As crianças que vão à escola pela primeira vez pedem mais cuidados. "É o momento de separação do lugar de referência. Geralmente, o pai ou a mãe fica na escola no primeiro dia ou em mais alguns", diz Silvana. Essa atitude é importante para que a criança tenha tempo de conhecer o local, ficar calma e sentir segurança de que os pais não vão deixá-la lá sem buscá-la depois.

Se o filho tem de mudar de colégio, é interessante que saiba o motivo e o que vai ganhar com a novidade. Mas não se esqueça de preveni-lo sobre o que vai perder, como a antiga turma, e que é preciso ter paciência para se adaptar ao local e fazer novas amizades.

A psicóloga da PUC ressalta que não é normal a criança passar mal quando volta às aulas. "Se for pequena, é normal que chore no primeiro dia.
 
Fonte: http://mulher.terra.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário