Quantas vezes você já passou por aqui?

sábado, 22 de janeiro de 2011

Chupetas podem reduzir síndrome da morte súbita infantil


As chupetas sempre foram criticadas por dentistas por causa dos problemas que trazem para a saúde bucal da criança. Porém, o utensílio também oferece alguns benefícios para o usuário. Além de exercer um efeito calmante sobre o nenê, a chupeta pode ajudar a reduzir a incidência da síndrome de morte súbita infantil (SMSI), de acordo com um estudo publicado na edição de janeiro/fevereiro do General Dentistry, da Academia de Odontologia Geral dos EUA (AGD, em inglês). 
Jane Soxman, odontopediatra e uma das autores, diz que o bebê que recebe chupeta não dorme tão profundamente quanto uma criança que não usa chupeta. O ato de sugar não deixa a criança cair em sono profundo, o que poderia levar à parada respiratória. “Chupetas também aumentam a satisfação de sucção e conforta os infantes”, diz a especialista.
 Os pais deveriam ser conscientizados sobre os efeitos  do hábito de chupar chupetas para  saúde oral. “Crianças deveriam largar a chupeta por volta dos dois anos de idade”, adverte o porta-voz da AGD, Luke Matranga. "Até os dois anos, qualquer problema de alinhamento dental ou desenvolvimento ósseo pode ser normalmente corrigido dentro de um período de seis meses após a cessação do uso do utensílio”, explica. “Prolongar o uso da chupeta ou o hábito de chupar o dedo pode causar problemas no desenvolvimento bucal, alinhamento dental e mudanças na forma do palato.”
Mudar o hábito pode ser difícil para a criança, mas os pais podem se valer de vários artifícios para incentivar o bebê renitente a largar o costume. Molhar a chupeta no vinagre para torná-la pouco saborosa é uma delas. Outra é furar o bulbo da chupeta para tornar diminuir a satisfação na sucção. Uma estratégia mais radical é “esquecer” o utensílio durante uma viagem. A seguir, algumas recomendações da AGD:
           -  As chupetas devem ser usadas somente quando a criança estiver caindo no sono;
  -  O escudo da chupeta dentro da boca pode provocar lacerações;
     -  Prefira chupetas com orifícios de ventilação no escudo;
  -  Para prevenir estrangulamento, não prenda a chupeta ao pescoço da criança com barbante ou qualquer outro tipo de fio;
  -  Uma chupeta com bico simétrico permite ficar numa posição correta de sucção.

Fonte: Jornal do site - Odonto

Nenhum comentário:

Postar um comentário