Quantas vezes você já passou por aqui?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ironia? Irritação? Oriente seu filho para não ser acometido por esses males


Irritação
Há pessoas que, sem explicação plausível, descontrolam-se emocionalmente, perdem o humor e ficam irritadas. Passam a conversar em monossílabos, fechadas com ‘cara de poucos amigos’. O relacionamento perde o feelling e o ambiente fica tenso, delicado. Mas, como evitar chegar a esse estágio?
     A irritação não afeta somente os adultos, mas também os pequenos e jovens. Ter autocontrole é suavizar os nervos e não ser tomado pelo destempero. E esse autocontrole deve ser transmitido pelos pais, a fim de dar ao filho experiência para superar-se em momentos críticos. Alguns exemplos:
     -  Não perder tempo com nulidades, postergando o importante.
     - Tarefas complexas, não fazê-las se tiver dúvidas ou se não souber.
     -  Ante um momento vital, pensar para decidir, e jamais decidir afoitamente.

Ironia

     Quando o filho ironiza o pai, e o pai não tem voz ativa, o lar fica sem rumo, desg 
overnado, como um astro no espaço que perde a luz e projeta-se no vazio.
    Jamais deixe isso acontecer com você!
     Ironizar é zombar, transfigurar as palavras interpretando-as com um sentido diferente do que são. Ao primeiro sinal, pulso firme e um chamamento para corrigi-lo. No ato. Negligenciar é permitir que o filho ‘role os dados’ e dar as rédeas para controlar você.
     Por mais que um pai seja amigo do filho, e sempre deve ser, há uma divisão definida entre quem ordena e quem obedece. Quando essa lógica é invertida, até as telhas estremecem...
     Um pai jamais deve aceitar, passivamente, que o filho lhe faça sarcasmos. E para não chegar a esse ponto, desde pequeno, a educação deve ser para o filho um alimento, e o respeito ao pai, o ar que ele respira!

Fonte: Inácio Dantas - do livro  “Pai, o que dizer para o seu filho?” –  www.todotempo.com.br 




Nenhum comentário:

Postar um comentário