Quantas vezes você já passou por aqui?

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Na volta às aulas, controle o peso da mochila


O uso de mochilas pesadas já é um assunto comum no período de volta às aulas da criançada, mas muitos pais ainda não se deram conta dos riscos que os quilos exagerados nas costas oferecem. O ortopedista Sérgio Xavier, do Hospital do Coração, alerta que a mochila ideal tem, no máximo, 10% do peso corporal da criança e duas alças para evitar a sobrecarga num dos ombros.
Pesquisadores do Cincinnati Children's Hospital, nos Estados Unidos, analisaram que 23% das crianças com entrada no pronto-socorro do hospital têm lesões causadas pelo uso inadequado da mochila. Esse número não se restringe apenas a lesões na coluna, e sim a 19 tipos de lesões no ombro.
A maneira de carregar, erguer ou retirar a mochila das costas também deve ser supervisionada. Se comparada a bolsas de uso lateral, a mochila tem uma melhor aceitação, pois distribui o peso dos objetos pelos músculos e abdômen. Porém, se estiverem com peso acima do recomendado, podem causar um grande mal à saúde dos ombros dos pequenos.
Segundo Sérgio Xavier, o mau uso da mochila pode ocasionar fraturas, distensões musculares e problemas para a vida toda. Crianças podem sofrer danos na coluna vertebral ao carregar uma mochila muito pesada. O peso pode afetar a forma dos ossos, impedindo o desenvolvimento dos pequenos.
Muitos pais preferem a mochila com rodinhas. Mas elas também são prejudiciais se forem puxadas de maneira inadequada. A alça do carrinho precisa ter altura adequada à criança (o suficiente para caminhar sem envergar as costas). E, também neste o caso, o peso não pode ultrapassar a porcentagem desejada.
Os pais devem ficar atentos para qualquer reclamação do filho. Ao primeiro sinal de dor devem levá-lo ao médico especialista para uma melhor avaliação. Vale também acompanhar se o que ele leva na mochila é realmente essencial para as tarefas daquele dia.

Saiba Mais:

- As mochilas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma;
- As tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo;
- A largura da mochila não pode ser maior que o dorso da criança;
- Não deve ter ultrapassar a cintura da criança.
- Dê preferência para mochilas com poucos bolsos. A diversidade de compartimentos pode ser um atrativo para carregar objetos inúteis. 


Fonte:http://msn.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário