Quantas vezes você já passou por aqui?

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O que levar na lancheira?

Durante as aulas, os pequenos usam muita energia para crescer, brincar e aprender. Todo esse combustível é obtido a partir de alimentos nutritivos que auxiliam no desenvolvimento saudável.Geralmente após os seis anos de idade, quando as crianças saem da pré-escola e iniciam o ensino fundamental, elas resistem em levar o lanchinho de casa. Optam por salgadinhos, sanduíches e guloseimas comercializados na própria escola.Uma dica para estimular os filhos a consumir sanduíches mais leves e frutas da lancheira é explicar a necessidade de se alimentar bem. Reservar somente um dia da semana para os lanches da cantina pode ser uma boa alternativa.“É importante colocar alimentos nutritivos na lancheira: um alimento do grupo do leite (achocolatado ou leite sem chocolate, iogurte, queijo e requeijão) e um alimento do grupo dos cereais (pão, pão de queijo, bolo e bolacha integral)”, explica a nutricionista Milena Cardoso Lima. Conforme a nutricionista, é necessário um alimento do grupo das frutas para sobremesa. Melhor mesmo é que nunca sejam picadas, pois estimulam a mastigação. Presunto, mortadela e salsicha precisam ser usados com menor freqüência. Como possuem uma boa porcentagem de gordura, uma boa opção é o tipo light. O consumo de bolachas recheadas, salgadinhos de pacote, sorvetes de massa, doces e molhos gordurosos - ricos em gorduras e açúcar - também não devem estar no cardápio do dia-a-dia. “São pouco nutritivos e ainda prejudicam a saúde”, ressalta Milena.
Dicas criativas
Para tornar o lanche mais criativo vale usar a imaginação:
• Coloque na lancheira pãezinhos de diferentes tamanhos com recheios diversos, entres eles, peito de peru, queijo branco, alface e tomate, pasta de ricota com ervas e cenoura ralada, requeijão e presunto magro, patê de peito de peru, queijo cottage e tomate cereja;
• Misture frutas com aveia ou granola, mel e iogurte;
• Dê preferência para o bolo integral (onde é usado farinha integral ou outro cereal integral). A sobremesa pode ser preparada com frutas ou legumes;
• Opte por bolachas integrais. Ricas em fibras, elas auxiliam no funcionamento intestinal, além de evitar a absorção excessiva da glicose e do colesterol.

Quantidades
Como as crianças têm um estômago menor que o dos adultos, precisam comer mais vezes ao longo do dia. Para se ter uma base do que colocar na lancheira é importante observar o comportamento dos pequenos durante as refeições de casa.
Os educadores devem estimular o consumo de água no lanche e durante o horário da escola. A criançada costuma ser extremamente ativa e por isso perde líquidos com facilidade.
Mesmo com tantos cuidados é comum as crianças compartilharem lanchinhos e comer as guloseimas de outros amigos. Portanto sempre é bom discutir o assunto com os professores ou ainda estipular dias permitidos para o consumo de doces, salgadinhos ou bolachas recheadas.

Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/alimentos-saudaveis-para-a-lancheira-dos-seus-filhos-4-1-75-256.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário