Quantas vezes você já passou por aqui?

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Papai Noel de hoje

 

O Natal está chegando, e é hora de pensar nos presentes, na arrumação da árvore e na festa para celebrar uma das datas mais esperadas do ano. Para as crianças, esse sempre foi um momento mágico, cheio de fantasias e expectativas. E como tudo na vida sofre transformações, com o Natal não poderia ser diferente.

Uma pesquisa realizada por uma das maiores empresas fabricantes de pilhas e baterias apontou que Iphone, Ipod e Ipad são os presentes mais desejados por crianças e jovens de 5 a 16 anos. E dentre os dez desejos listados pelos pequenos participantes, oito são artigos tecnológicos, que além desses mencionados, englobam videogames e câmeras.
Com certeza, a infância de hoje é um tanto diferente daquela que nós, pais, tivemos. Com menos de quatro anos, uma criança está perfeitamente apta a mexer em um computador, sabe tirar fotos melhor do que muitos adultos e consegue compreender em segundos a lógica de um novo videogame. Fico pensando onde fica Papai Noel no meio de toda essa tecnologia.
Realmente essa é uma pergunta difícil de responder. Como dialogar com uma criança sobre um bom velhinho que sai distribuindo presentes ao redor do mundo em uma só noite e com a ajuda de um trenó dirigido por renas?
Ainda acho que as crianças merecem essa fantasia. Pois é exatamente ela que torna possível irmos além do consumismo que tomou conta do Natal. É a figura desse velhinho de barba branca que mantém a ideia da união, da celebração e da atenção ao outro que no mundo corrido nem sempre nos lembramos de dar.
Talvez a gente não deva perder de vista que crianças vivem, sim, no mundo da fantasia — ainda que crianças saudáveis saibam diferenciá-lo do mundo real — e precisam dela para entender o mundo, por mais precoces que pareçam. Cabe a nós, pais, estimularmos a imaginação delas de vez em quando e deixar a objetividade do mundo para um pouco mais tarde.
Percebi isso ouvindo a pergunta do meu filho de cinco anos: “Mamãe, Papai Noel existe mesmo? Mas renas não voam, e aqui nem tem chaminé para ele entrar!” E antes que eu pudesse responder qualquer coisa, ele mesmo resolveu a questão, com aqueles olhinhos brilhando de quem finalmente achou uma resposta: “Acho que ele vem de avião, né? E pode entrar pela janela. É só escalar com o pé assim, ó…”
Quem sabe a solução seja uma imagem mais moderna do Papai Noel, pilotando um jatinho ou uma nave ainda mais elaborada. Fica aqui a dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário