Quantas vezes você já passou por aqui?

domingo, 5 de dezembro de 2010

Briga entre irmãos


Quem tem mais de um filho sabe bem o que é isso. Tem horas em que as crianças brincam na mais perfeita harmonia, mas em alguns momentos o ambiente parece pegar fogo. Os motivos por trás das brigas entre irmãos são os mais variados – brinquedos, roupas, provocações -  mas sempre representam momentos de tensão dentro de casa. O que é possível fazer para evitá-las?
Antes de tudo, é importante saber que brigar é natural, mas desde que as brigas não predominem sobre o afeto e a amizade. A diferença de idade, de personalidade, os ciúmes e mesmo a intensa convivência podem facilitar esses momentos de desafeto e irritação, e, como as crianças ainda estão aprendendo a verbalizar suas insatisfações, as agressões físicas podem aparecer mais facilmente.
Mas, mesmo que não seja possível evitá-las por completo, os pais podem educar seus filhos para que desenvolvam maior tolerância, promovendo um relacionamento mais tranquilo entre irmãos. Se você sofre com isso, preste atenção em algumas dicas:
- Não entre em crise a cada briga das crianças. Lembre-se de que alguns conflitos são normais e por meio deles as crianças aprendem a resolver as diferenças e os desentendimentos. Na fase adulta, também terão que passar por essas situações.
- Tente deixar inicialmente que as próprias crianças resolvam sozinhas os conflitos. Entre em cena se a briga prolongar-se ou transformar-se em agressão física. Nesse caso, ouça o lado de cada um e estimule que as crianças façam o mesmo, colocando um ponto final na discussão.
- Evite apontar defeitos das crianças na frente dos irmãos. Ao contrário, faça questão de mostrar e ressaltar frequentemente as qualidades que cada um possui.
- Pais que brigam entre si podem estar mostrando às crianças que as situações se resolvem pela agressão e pelo grito. Mas se há diálogo e respeito, as crianças aprenderão essa lição.
- Não proteja o irmão menor apenas por ser o mais novo e procure ser justo. Aponte os erros de cada um e estabeleça limites. Crianças de diferentes idades possuem interesses e necessidades particulares que devem ser respeitadas pelos irmãos.
Além dessas dicas, é importante chamar a família para uma conversa séria, em que as regras da casa poderão ser discutidas e estabelecidas, assim como as estratégias e o papel de cada um na harmonia familiar. Sem dúvida alguma, família unida só tem a ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário