Quantas vezes você já passou por aqui?

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Como evitar a ansiedade do final de ano

Quando você sente que a tarefa que está a sua frente é maior do que você, você está sofrendo de ansiedade.  É um estado comum ao final do ano, pois os compromissos se avolumam, e sentimos dificuldade em administrar o tempo para dar conta de tudo. Por isso proponho três passos básicos que tem o intuito de amenizar esta ansiedade:
Passo 1 - Não sobrecarregue a sua mente, pensando e repensando nas atividades que precisa realizar. Organize-se fazendo uma lista de tarefas. Colocar no papel vai permitir que a lista saia da sua cabeça e fique na sua agenda, medida que evita que sua mente fique remoendo insistentemente aquilo que precisa ser feito. Sempre que a lista permanece na sua mente, esta passa a lhe apresentar todas as atividades ao mesmo tempo, dando a impressão que não dará tempo de realizá-las, ou que é tudo muito difícil. Não deixe que a sua mente lhe apronte esta armadilha. Respire fundo, coloque tudo no papel e vá fazendo uma coisa de cada vez.
Passo 2 - Cuide da sua cabeça. Faça meditação, ou melhor, interiorização, aliviando a sua mente da sobrecarga de compromissos. É importantíssimo que você aprenda a dominar o seu equipamento mental, para evitar que ele sobrecarregue o seu corpo com excesso de medo e preocupação. A prática diária da interiorização (ficar por cinco minutos de olhos fechados prestando atenção ao coração) vai garantir que sua mente se manterá no devido lugar, impedindo que ela se torne numa máquina de tortura e uma fábrica de ansiedade.
Passo 3 - Na medida em que você se organizou, colocando no papel a sua lista de atividades, e está cuidando para que sua mente não o ataque, já terá condições de desfrutar este momento de final de ano. A ansiedade nos faz viver a ilusão de que o prazer e a alegria são estados que somente viveremos quando todos nossos problemas estiverem resolvidos. Isto é uma ilusão. Precisamos nos tornar capazes de curtir o momento, seja ele qual for. Neste caso da correria de final do ano, curta e aproveite os seus passeios aos shoppings e lojas, a preparação para as festas, os encontros com familiares e amigos. Sem dúvida que todos estes eventos implicam em trabalho e muitos contratempos, mas tudo isso faz parte da vida, aceitar esta realidade lhe dará condições de aproveitar todos os momentos deste seu final de ano. Sem ansiedade, mas com alegria e com paz no coração, pois este é o verdadeiro sentido e a verdadeira essência do Natal.
 
Fonte: Mariliz Vargas (psicóloga e autora da coleção Despertar da Consciência que contempla os livros: A Sabedoria do Não; Você é mais forte que a dor e Viver na Luz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário