Quantas vezes você já passou por aqui?

sábado, 8 de setembro de 2012

O que é a Orientação Vocacional ?


O objetivo da orientação vocacional não é dizer ao estudante qual a profissão certa a escolher, mas sim orientar, de acordo com as características e personalidades, profissões e áreas de possível interesse do estudante.
 A orientação vocacional serve como um instrumento de apoio para a escolha da carreira e tem por objetivo auxiliá-lo nesta importante etapa de sua vida.
A identificação de habilidades e interesses ocorre por meio da utilização de técnicas como entrevistas, jogos interativos e testes psicológicos. Esse trabalho também é fundamentado na transmissão de informações atualizadas sobre cursos, escolas, profissões e inserção no mercado de trabalho.
Teste Vocacional
Geralmente, os modelos de testes vocacionais visam medir os interesses, as aptidões, a personalidade e a inteligência do jovem. São avaliadas ainda as suas habilidades, o seu nível de percepção, o raciocínio e a memória.
É considerado também o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. Isso por meio de avaliações estruturais, dinâmicas e outros métodos.
Além disso, são realizadas entrevistas com o jovem e os pais, onde é feita a análise das situações rotineiras da família, o histórico cultural e familiar e os relacionamentos sociais que os envolvem.
Para alguns casos aconselha-se não só o teste em si, mas o acompanhamento com um psicólogo, pois os testes são padronizados, mas, as pessoas são diferentes.
Orientador Vocacional
O orientador vocacional tem o compromisso ético de respeitar e estimular permanentemente sua AUTONOMIA e RESPONSABILIDADE com as escolhas do indivíduo. Por mais difícil que possa parecer tomar para si esta responsabilidade, você verá que o orientador caminhará lado a lado com você no enfrentamento de suas dificuldades, na ampliação de seu auto-conhecimento e na clarificação de seus conflitos.
Orientação Vocacional On-Line
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário