Quantas vezes você já passou por aqui?

terça-feira, 9 de abril de 2013

Como ser um pai mais presente após o divórcio?


 
Algumas vezes a união familiar por algum motivo se desfaz, a separação acontece e quem mais sofre com isso são os filhos. O pai se muda, deixando um vazio no lar que antes era cheio de sua presença, infelizmente acontece, mas os filhos são uma herança eterna, não apenas partes de células, genes, tecidos e músculos dos pais, mas parte do amor, carinho e dedicação. Vamos dar dicas de como estar mais presente na vida de seu filho mesmo após o divórcio.

1- Conversar com carinho. Sendo inevitável a separação, é importante os pais sentarem e conversarem com os filhos e explicar parcialmente sobre a separação. O mais essencial é falar que a relação entre pai e filho não vai mudar, que o pai continuará vendo o filho e estando presente na vida dele.

2- Faça de cada oportunidade um motivo. Veja seu filho sempre que puder, visite-o com frequência, abrace-o, diga que o ama, continue a agir normalmente como antes; não se distancie dele por conta da separação, já é muito difícil ter que lidar com a ausência do pai em casa, e na maioria das vezes a compreensão é pequena sobre os motivos da separação. Então tente minimizar a saudade e a carência que a criança ou jovem pode desenvolver e esteja em contato.

3- Ligue quando não puder estar presente. Se não puder estar presente por motivo de trabalho ou viagem em alguma ocasião, ligue para ele, converse, pergunte como foi na escola, o que fez durante o dia, de que se alimentou,  etc... E informe que o mais breve, estará com ele.

4- Seja amigo. Aproveite os momentos juntos e brinque bastante com ele, passeie, vá aos parques, no zoológico, num museu, ensine sobre as coisas que gosta, conte historinhas, faça-o rir, preparem um bom lanche juntos, assistam o desenho ou filme predileto dele e comam pipoca. Faça carinho e sempre demonstre o amor que tem por ele, desenhem, pintem...

5- Vá buscá-lo na escola. Informe a mãe que vai buscá-lo na escola e faça uma surpresa. Converse com os professores, pergunte como ele vai na escola, participe das reuniões de pais e leve-o para almoçar com você em ocasiões assim.

6- Continue. Continue a fazer as mesmas coisas juntos que faziam antes: nadar, pescar, jogar, correr nos finais de semana. Combine com a mãe qual o melhor horário e dias para ficar com ele.

7- Ajude-o. Ajude-o nas lições de casa, ensine-o, converse sobre as profissões e fale de seu trabalho, o que faz, como faz; use objetos para ficar mais claro o entendimento e seja presente.

Um filho sempre será um filho, não deve haver barreiras que interrompam o caminho do amor, zelo e proteção; um pai sempre será pai, mesmo se não estiver ao lado.

 


Fonte: http://familia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário