Quantas vezes você já passou por aqui?

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ajude o seu filho a enfrentar o " bicho papão" da lição de casa


Eu adoraria que este artigo pudesse ser a solução mágica para um dos maiores desafios dos pais - como motivar seus filhos a se saírem bem na escola-. No entanto, ele não é. Pelo contrário, estas são algumas sugestões que eu achei serem úteis não só para meus filhos, mas aos de outros também. Ao ler e considerar estas sugestões, é importante lembrar que cada adolescente é diferente em sua capacidade de aprender. Então, várias maneiras de incentivo devem ser consideradas.
Incentivar, estimular, incentivar. Nada como afirmar o óbvio - mas não subestime o poder e a importância de incentivar o adolescente a dar o melhor de si. É importante compreender que estimular é uma arte. Se a sua definição de incentivo é terminar com uma ameaça ou um ultimato, você está mal informado. O incentivo é feito com amor, paciência e compreensão. Muitas vezes, pode ser difícil, mas a criação de um ambiente positivo através do encorajamento pode ajudar. E você estará sendo um modelo para quando ele se tornar um pai.
Seja interessado. Esse é o ponto principal que deve se tornar uma grande ferramenta em sua caixa de "ferramentas de motivação", você deve criar uma relação de confiança e vínculo com seu filho adolescente. Uma das melhores maneiras de fazer isso é ser genuinamente interessado no que eles estão fazendo na escola. Essa tem sido uma luta para mim às vezes, porque meus filhos provaram ser melhores alunos do que eu era. Suas habilidades e competências são mais avançadas do que as minhas na sua idade. Eu tive que dar um passo atrás e mostrar o meu interesse.
Fazer uma conexão. Eu gostaria de poder dizer aos meus filhos que eu era um bom aluno no segundo grau, mas eu estaria mentindo. No entanto, eu tenho sido capaz de fazer algumas ligações importantes entre as minhas experiências de aprendizagem e as deles. Tenho os surpreendido por vezes, mostrando-lhes os itens do meu passado como o meu anuário ou diário. Fazer essa ligação entre meu passado e a vida escolar deles, ajuda a construir a confiança mútua e que leva a uma relação verdadeira. À medida que a confiança entre os meus filhos e eu fica mais forte, eles estão mais motivados e dispostos a fazer o melhor na escola.
Encontrar formas de recompensar. Esse ponto será quase sempre controverso. Há alguns que dizem que você não deve recompensar seus filhos pelas boas notas ou por fazerem o certo, porque cria uma motivação falsa. Há outros que podem ir ao extremo em seu sistema de recompensa. A realidade é que todo mundo gosta de ser recompensado e não há melhor motivação para lutar por algo que você quer. A chave é descobrir o que pode motivar o seu filho. Eu vou admitir, nós pagamos pelas notas, mas é mais do que apenas o relatório do boletim. Também verificamos as suas atividades extracurriculares, o seu serviço na igreja, progressos no programa de escoteiro e outros itens. Nós queremos recompensá-los por fazerem as coisas certas. Isso tem ajudado os nossos meninos se destacarem em muitas áreas.
Ajudá-los a por em prática. Uma das coisas que temos trabalhado é ajudar nossos filhos a aplicar o que estão aprendendo. Nós, muitas vezes, perguntamos-lhes o que eles aprenderam na escola e, às vezes, obtemos uma resposta como, "nada", e outras vezes recebemos uma explicação muito animada sobre o que eles fizeram e aprenderam. Seja qual for a resposta, é necessário acompanhar e prover uma oportunidade de ajudá-los a ver como o que aprenderam se aplica à vida. Nosso filho mais velho experimentou isso nas inúmeras vezes em que ele mostrou grande paixão pela matemática. Ele continua a falar sobre querer ser um Diretor Financeiro ou algo nessa linha de trabalho. Como um profissional de negócios, eu mesmo fui capaz de compartilhar com ele as conexões entre o que está aprendendo e como ele vai usar essas habilidades no mundo das finanças. Quanto mais faço isso, mais ele quer saber e é uma verdadeira motivação para aprender o máximo possível.
Se você procurar a definição de motivação encontrará algo sobre desejo de realizar ou tomar algum tipo de ação. A verdade é que a motivação não é algo que podemos fazer por outra pessoa, incluindo os nossos adolescentes. O que podemos fazer é dar o melhor de nós para ajudá-los e motivá-los a fazer o seu melhor. Na medida em que o ajuda a se sair bem na escola, você encontrará muita alegria. Como uma parte da conclusão do conselho aos pais, evite fazer dessa uma questão complexa. Seu adolescente já tem tantas pressões que o que eles precisam é sentir que os pais o estão apoiando, não perseguindo ou pressionando-os.
Como acontece com tantos outros aspectos da vida, você deve ser um exemplo de viver motivado. Se você é preguiçoso, negativo e um procrastinador, você não terá a credibilidade necessária para ajudar seu filho. Não há nada pior do que ver alguém que está desmotivado tentando motivar alguém. Simplesmente, nunca funciona e, muitas vezes, o tiro pode sair pela culatra.
Não será sempre fácil, mas eu posso lhe dizer por experiência pessoal que, definitivamente, vale a pena. Enquanto você se esforça para motivar o adolescente a fazer bem na escola, você vai encontrar grandes oportunidades para fortalecer o seu relacionamento com eles. Utilize este precioso tempo sabiamente, pois rapidamente essa oportunidade desaparecerá, logo estarão vivendo por conta própria e você só será capaz de ver como eles estão se saindo com base no seu status mais recente do Facebook ou Twitter. OK, talvez não seja tão ruim assim, certamente, seus esforços serão recompensados.
 
Fonte: www.familia.com.br – Texto  traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Help your teen catch the homework bug, de Seth Saunders.


Nenhum comentário:

Postar um comentário