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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A primeira vez na escola


Como os pais devem agir para que a entrada das crianças na escola aconteça com naturalidade e alegria?
A primeira escola em que a criança vai estudar já foi cuidadosamente escolhida. Apesar de estar  tudo preparado, muitos pais podem ficar inseguros e apreensivos nos dias que antecedem o início das aulas, já que é uma nova fase para a criança e surgem diversas preocupações.
De acordo com a  psicóloga Raquel Momm, a insegurança  em enviar a criança pequena à escola é um sentimento que acontece em muitas famílias. A diferença é que muitos pais conseguem lidar com a situação e passar para as crianças a segurança necessária e outros invertem a ordem natural da relação pais e filhos e, ao invés de ampararem a criança e escutarem os seus medos, sobrecarregam a criança com seus próprios medos. “Este quadro apresenta os principais ingredientes para uma adaptação difícil”, afirma Raquel.
E o que fazer? Como a escola é o desconhecido para a criança, naturalmente pode haver insegurança. Por isso, antes do início das aulas, é importante que os pais conversem com seus filhos sobre a nova fase e que as informações passadas possam gerar segurança. “A participação dos pais é fundamental em cada aspecto, o que não implica de forma alguma em ficar dentro de sala de aula. Ao menos no primeiro dia de aula é interessante conseguir uma folga no trabalho para ficar disponível e buscar a criança bem mais cedo na escola, já que a criança ainda não tem noção de  tempo estabelecida e é primordial adaptá-la gradualmente”, aconselha Raquel.
Para a psicóloga, vale ficar apenas 30 minutos, por exemplo, na escola com a professora  e ir embora com “gostinho de quero mais” do que passar uma tarde inteira com a mãe ao lado ou então chorando. “Gradualmente,  a criança vai adquirindo sua própria confiança no ambiente escolar, na professora, e irá ficar bem, aproveitar a brincadeira, a aprendizagem”, ressalta a psicóloga.
A escola
De acordo com Raquel, o papel da escola é fundamental na adaptação da criança. Para ela, boas escolas são aquelas que têm sensibilidade em compreender a importância deste momento para cada família. “A empatia, ou seja, a capacidade de colocar-se na situação do outro, entender seu sentimento, sua angustia, é fundamental.  O tom de voz, a segurança, o carinho, o toque, o olho no olho, o professor dizer que irá cuidar bem da criança, que estará ao lado dele, são muito importantes”, afirma.
Para a psicóloga, qualquer processo adaptativo a ser conduzido pela criança é recompensado pelos inúmeros ganhos que a escola irá proporcionar a ela. “A escola de educação infantil representa para muitos pais um lugar de cuidados. Mas ela é muito mais do que isso. A socialização, conhecimento de mundo e desenvolvimento de conceitos e habilidades são inerentes à educação das crianças pequenas”, ressalta.
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