Quantas vezes você já passou por aqui?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Crianças com doenças de adultos


Até alguns anos atrás, doenças como diabetes,  pressão e colesterol altos eram relacionadas diretamente aos adultos na faixa etária de 50 anos. Hoje, elas estão ficando (infelizmente!) mais comuns entre as faixas etárias menores — atingindo até mesmo crianças e adolescentes.
Estudos mostram que isso vem ocorrendo em função de maus hábitos alimentares e de vida, como o sedentarismo. O alto consumo de alimentos industrializados ricos em gordura saturada e trans — como salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, chocolate, produtos de confeitaria como croissants e pão de queijo, etc. — faz com que o teor de colesterol no sangue aumente mais do que o recomendado.
O colesterol é um tipo de gordura que nosso corpo fabrica e que é essencial ao nosso metabolismo. O problema ocorre quando, além da produção corporal, nós o ingerimos em grandes quantidades por meio da alimentação — ele é encontrado em produtos de origem animal, como ovos (na gema), carnes de todos os animais, gordura aparente das carnes, pele de aves, manteiga, leite e seus derivados integrais. Além do colesterol em demasia, a gordura do tipo trans também faz estragos no organismo.
O excesso de colesterol faz com que apareçam placas de gordura nos vasos sangüíneos, as chamadas “ateromas”. Essas placas vão aumentando à medida que se acumula gordura no sangue, obstruindo as artérias e podendo provocar desde aumento da pressão arterial até problemas cardíacos, enfermidades que anteriormente eram típicas de adultos, mas que agora estão atingindo crianças e adolescentes e, assim diminuindo a qualidade de vida deles.
Mas o que se pode fazer para prevenir essas doenças? A solução está em manter o peso dentro do que é adequado para a altura e a idade. Para isso, é necessário consumir alimentos mais saudáveis e naturais e praticar algum tipo de atividade física. A dieta diária deve conter muitas frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, carnes magras, leite e seus derivados. Além disso, deve-se evitar (o que não significa deixar de consumir!) refrigerantes, salgadinhos industrializados, frituras, sucos artificiais, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, produtos prontos para consumo e a chamada fast food.
Com essas medidas, é possível prevenir a obesidade, as altas taxas de colesterol no sangue, a hipertensão e o diabetes — problema que muitas vezes é decorrente dos primeiros. Por isso, procure aumentar sua qualidade de vida tendo uma alimentação mais saudável e praticando atividades físicas diariamente. Assim, você cuida da saúde e vive mais e melhor.
Fonte: texto de Gisele P. Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário