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domingo, 24 de abril de 2011

“Adolescência” – Despertando Potencialidades


A adolescência é definida pela passagem da infância para vida adulta. É um período de transição. E é neste período que o adolescente efetuará suas escolhas no mundo. Definirá a identidade sexual, profissional e ideológica. E junto a isto surgirá a crise dos prós e contras de cada escolha. Enfim, ele está entrando no mundo adulto – desejado e temido – deixando definitivamente sua condição de criança.
Toda esta mudança leva o adolescente a ter uma relação diferente com os pais, professores, amigos, etc. Em contra partida, esse jovem também será cobrado e solicitado de forma diferente por estas pessoas. Em um momento é tratado como criança, em outros é cobrado como um adulto.
É um período de contradições, acompanhado de sentimentos ambivalentes, dolorosos, caracterizados por mudanças familiares e sociais. Muitas vezes demonstra sua confusão através de comportamentos de rebeldia.
Surge aqui a cobrança pela independência, responsabilidade, escolha profissional, amizades, entre outros, o que deixa o adolescente mais confuso, pois até então contava com um apoio familiar e social, completamente diferentes.
O adolescente passa então a refugiar-se em seu mundo interno e a manifestação de seu comportamento dependerá da aceitação ou rejeição do meio social e familiar. É comum que ele crie um mundo próprio, à parte, criticando o adulto e hostilizando o infantil.
Esta transição é geradora de dúvidas, angústias e medos. É a busca pela própria identidade, momento em que também escolhe seus modelos ideais. Modelos estes que eram os pais, e agora passam a ser educadores, ídolos musicais, artistas e seus iguais (membros do seu grupo).
O adolescente entra em um período racional, crítico do mundo acompanhado de mudanças também corporais e hormonais. Tudo a sua volta está mudando: a atenção dos pais não é a mesma, o interesse pelos brinquedos e brincadeiras se modifica, seu corpo está em transformação.
As experiências da infância, sua relação com os pais ou cuidadores e sua socialização, influenciam muito as experiências e comportamentos vividos na adolescência. Os alicerces construídos anteriormente (durante a primeira infância), serão a base para uma passagem saudável, com conflitos inerentes, mas enriquecedores e cheios de possibilidades. Porém, se esses alicerces não foram bem construídos pela família, tornando o adolescente sem limites, sem responsabilidades e sem respeito ao próximo, o trabalho se torna mais difícil, mas não impossível. Isto porque, nesta fase a disponibilidade e a criatividade para mudanças e construções estão mais afloradas. O adolescente apresenta uma grande necessidade de aprender e de adquirir o que é “novo” e que seja então, da maneira mais adequada possível: com construção de conhecimento saudável, com troca de informações, autoconhecimento, respeito ao próximo e amor à vida.

Fonte: texto de  Luciana de Jesus Alves Davi - psicóloga e psicopedagoga clínica

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