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sábado, 7 de abril de 2012

Criança independente

Atividades para ajudar o aluno a conquistar segurança, confiança e autonomia.
Mãe e filho chegam empolgados e caminham juntos até a sala de aula. Mas basta escutar "a mamãe tem que ir embora" para que o aluno caia no choro. Até que entra em cena a professora para ajudar o pequeno a conquistar mais independência. "É preciso explorar as potencialidades da criança, ressaltar aspectos positivos e possibilidades de desenvolvimento", sugere Heloisa Schauff , especialista em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). A distância também contribui para a independência. "O fato de estar longe dos pais já possibilita uma consciência mais independente. É importante permitir que façam as tarefas sozinhos e promover brincadeiras interativas", recomenda Carine Eleutério, psicóloga clínica e mestranda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no Programa de Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.
Longe de casa por um dia
No Colégio Arbos, de São Caetano do Sul (SP), os alunos da Educação Infantil têm a oportunidade de participar de um passeio com duração de um dia inteiro. "O objetivo é promover a integração, incentivar a independência e a organização, além de favorecer a autoestima, segurança e confiança em si mesmo", explica a coordenadora pedagógica Mônica de Cássia Di Giaimo D' Almeida.
Noite na Escola
O Colégio Mater Dei, de São Paulo (SP), criou o projeto Noite na Escola, com o objetivo de proporcionar aos pais a oportunidade de aproveitar uma folguinha para passar algumas horas juntos. Enquanto pai e mãe se divertiam, as crianças curtiram uma noite inesquecível, com oficinas diversas, hora do banho, jantar diferente, brincadeiras na quadra e sessão de cinema. "O clima estava perfeito e a experiência foi incrível! Pretendemos repetir, pelo menos, a cada dois meses", avisa a coordenadora da Educação Infantil, Lucila Cafaro.
Acampar é tudo!
O acampamento também pode ser uma ferramenta importante para estimular a independência, pois privilegia o brincar e proporciona condições para valorizar as competências e as relações interpessoais. "É  fundamental para desenvolver habilidades, valores, agregar conhecimentos, aprimorar o senso crítico e aspectos sociais, emocionais, cognitivos e motores.
É um preparo para a vida adulta, pois a criança experimenta competir, compartilhar, ganhar, perder, colaborar, respeitar regras, viver alegrias, frustrações e ter responsabilidades. O resultado global é o aumento da autoestima, da autonomia e da independência" , atesta Heloisa Schauff . Quem também aprova a ideia de acampamento é o Colégio Tutto Amore, de São Paulo (SP). "Em um acampamento é possível direcionar a independência do aluno de uma forma mais prazerosa, proporcionando segurança para que aproveite todas as atividades", comenta a professora Cristina Rodrigues Repinaldo, para quem é preciso mostrar ao aluno a escola como um alicerce e a sua segunda casa. "Atenção, carinho e diálogo estimulam a independência e proporcionam segurança", diz.

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/100/artigo220545-1.asp

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