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sábado, 7 de abril de 2012

Competitividade entre as gerações


Que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo não é novidade. As exigências presentes nesse ambiente são rígidas e a pressão é constante. Lidar com a preocupação de estar sempre à frente e conquistar estabilidade na empresa pode causar aflição e ansiedade.

A diferença de gerações no ambiente de trabalho é um fator que pode causar ainda mais competitividade e, em alguns casos, prejudicar a produtividade da empresa. Há grande diversidade de pessoas com idades, comportamentos e personalidades diferentes, que podem tanto agregar valor à empresa como gerar conflitos entre os colaboradores.

Essas gerações pensam de maneiras diferentes e agem de acordo com seus valores e ideais. Para exemplificar essa situação, basta observamos as divergências de opiniões existentes na relação entre avô, pai e filho. Para que o leitor possa entender melhor, farei um breve resumo sobre as características presentes em cada geração.

A primeira geração é a Baby Boomers, formada por pessoas entre 40 e 60 anos. Têm o trabalho como forte significado simbólico para a auto-afirmação e para a posição social. Preocupam-se pouco com a qualidade de vida e têm o foco em resultados.

Em seguida vem a geração X, com indivíduos com idade entre 30 e 44 anos. Essa geração foi a primeira a rejeitar a ética de trabalho do “faça ou morra” dos Baby Boomers e são mais fiéis às pessoas que aos empregadores.

Por último, existe a geração Y, formada por pessoas entre 9 e 29 anos. Os jovens dessa geração cresceram durante o novo milênio, possuem grande familiaridade com a internet e são capazes de desenvolver várias atividades ao mesmo tempo. Essa geração não tem a intenção de ficar por muito tempo em uma única empresa, possui grande facilidade de confrontar opiniões e dizer o que pensa, além de ser tecnologicamente muito avançada.

Fazer com que essas três gerações convivam em harmonia em uma ambiente de trabalho é um grande desafio nos dias de hoje. No entanto, a junção dessas características pode resultar em inovação e superação. Os conflitos e a competitividade entre as gerações são inevitáveis, mas podem ser gerenciados de modo com que um seja complemento para o outro.

Portanto, não sofra de ansiedade e supere as dificuldades ao lidar com pessoas de idades diferentes. No momento de conviver e trabalhar com as novas gerações procure somar características e conhecimentos. Cada geração tem seu diferencial, juntar esses fatores só trará inovação e bons resultados.

Fonte: http://www.vocenocontrole.com.br/

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