Quantas vezes você já passou por aqui?

segunda-feira, 7 de março de 2011

Os internéticos - O mundo virtual fascina, diverte e é muito instrutivo


Com certo exagero, essa é a turma que aprendeu a mexer no mouse quase na mesma época em que tirou a fralda. Por isso, a relação entre a meninada e a tecnologia é inevitável, e pode ser produtiva e saudável se os pais limitarem o tempo no computador e orientarem suas atividades. As crianças têm fascínio pelo mundo virtual e ele pode ser muito útil para seu desenvolvimento. Mesmo quando a preferência é pelos joguinhos. Além de ajudar no desenvolvimento motor (principalmente com os joysticks dos videogames), a internet criou nova forma de comunicação. É ali que as crianças descobrem o mundo, se divertem e fazem novos amigos.
Aos 11 anos, Ana Celina Belotti tem grande intimidade com a internet e está muito bem orientada. Gosta de visitar sites de canais de TV e, entre os games, adora joguinhos como o Lemmings, em que é preciso criar um caminho para o trânsito de bonequinhos. "Para as pesquisas da escola, eu uso o Google", diz, referindo-se à eficaz ferramenta de busca da rede.
O engenheiro de software Marcos Cuzziol compartilha com a nova geração o fascínio e a intimidade com o mundo internético. Ele já desenvolveu dois games infantis e compara o atual estágio da linguagem dos jogos virtuais ao início do cinema, há 100 anos. "Os primeiros filmes eram feitos para assombrar as pessoas, e os games ainda têm esse perfil hoje. Mas eles permitem uma interação que não havia no cinema e que aguça os reflexos e o raciocínio", diz.
Ferramenta Poderosa
Para a psicopedagoga Andréa Almeida Pereira, a internet e os games são uma ferramenta poderosa na aprendizagem e podem estimular a crítica e a reflexão." Mas todo mundo sabe que a rede tem também conteúdos desaconselháveis para a garotada e que boa parte dos games tem enredos violentos. "Cabem aos pais e professores orientarem as crianças para conhecerem sites e games que vão ampliar seus conhecimentos", diz Andréa.
É a mesma a opinião do pediatra Victor Nudelman, do Hospital Albert Einstein, mas ele lembra que o tempo gasto no computador deve ser combinado com a criança. "É preciso cuidado também com a postura correta e com a alimentação", diz, pois as comidinhas rápidas geralmente têm poucos nutrientes e muitas calorias.
Para pesquisar Além dos chamados jogos de combate, com lutas e mortes, outras categorias podem atrair as crianças como os games de corrida, de aventura (com quebra-cabeças e enigmas para superação de obstáculos e obtenção de metas) e de estratégia (com recursos para se atingir um objetivo). Anote as sugestões de especialistas.
- Micromundos (www.microworlds.com), que é um site baseado no programa Logo, de ensino de matemática.
- Jogos:
- Onde Está Carmem Sandiego?, com história de detetives.
- The Incredible Machine, sobre uma geringonça mecânica.
- The Sims, para participar das tarefas de uma família.
- Scooter Challenge, uma corrida de patinetes mundo afora e
- Super Míni Racing, corrida de carros, desenvolvidos por Marcos Cuzziol (informações no site www.perceptum.com).

Fonte:www.revistacrescer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário