Quantas vezes você já passou por aqui?

quarta-feira, 9 de março de 2011

O bom do faz de conta




O escritor Ilan Brenman fala sobre o papel dos contos de fadas na infância
A criança não vive sem o conto de fadas. Por meio da magia das histórias, ela cresce e aprende a compreender o mundo com mais propriedade. É o que disse Ilan Brenman, educador, psicólogo e autor de livros infantis em entrevista à CRESCER. Confira:
CRESCER: Qual é a importância do conto de fadas na infância?
Ilan Brenman: É tão importante para a criança se alimentar do leito materno quanto se alimentar dessas histórias. Uma é a nutrição fisiológica, e a outra é a nutrição da alma, da mente e do espírito. Ela tem que passar por essa experiência. O conto de fadas é algo tão forte que está presente em qualquer lugar do mundo, entre crianças pobres e ricas. É como andar de bicicleta, aprender a nadar ou ter contato com música.
C.: Quando a criança entra em contato com histórias e seres fantásticos, ela também está se desenvolvendo como ser humano?
I.B.: Os contos de fadas contêm rituais de passagem e de amadurecimento. Sempre falam sobre jornadas, desafios que fazem os heróis crescerem, conflitos que aparecem representados pelos personagens maus. E isso está diretamente ligado à vida da criança. O maior sentido da vida dela é crescer, amadurecer, e para isso ela precisa ir para o mundo. Existe a jornada, os obstáculos, as bruxas, os monstros representados por dezenas de pessoas e as fadas, também representadas por outras pessoas. É isso que dá a energia e o fôlego para a criança poder vislumbrar o futuro. O conto é um grande espelho do que a criança vive no seu mundo interno e quando ela se depara com isso acontece um encontro amoroso. Como em qualquer encontro amoroso, existe medo, receio, excitação, tristeza e muito prazer. Esses componentes fornecem uma base fenomenal e elementar para ela entrar tanto no mundo da comunidade humana quanto no mundo do conhecimento, porque flexibiliza a mente e a deixa mais aberta para receber e compreender as coisas que são aprendidas.
C.: Como esse contato com a fantasia pode servir para a vida real?
I.B.: Sem imaginação não existe aprendizagem. Os grandes gênios da humanidade, que construíram coisas extraordinárias, foram sempre pessoas criativas. A capacidade de abstrair tem a ver com imaginação, porque é a imaginação que prepara o terreno para o racional. O conto de fada é uma ferramenta poderosa de elaboração e compreensão do mundo, pois abre canais para a criança pensar sobre as coisas da vida real. E a gente faz isso também, o conto de fadas não existe só no mundo infantil. Se você assiste ao filme Uma Linda Mulher, vê que é a história da Cinderella. Guerra nas Estrelas também é um grande conto de fadas. Então o adulto também faz isso. A roupagem é outra, mas a base é a mesma. As pessoas procuram isso para tentar compreender melhor a realidade.

Fonte: www.revistacrescer.com.br       

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário