Quantas vezes você já passou por aqui?

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Síndrome de Asperger - conheça um pouco mais


 
A Síndrome de Asperger, também conhecido e intitulado como transtorno de Asperger ou desordem de Asperger,  é um Transtorno de origem Global do Desenvolvimento (TGD), que é uma resultante de alteração genética desordenada , e que se assemelha bastante a outra alteração genética, que é o autismo.
Entretanto, diferentemente do que ocorre no autismo, a criança com a síndrome de Asperger  não apresenta atrasos significativos nem no desenvolvimento da fala, nem sofre com comprometimento  cognitivo grave. Duas características são peculiares aos portadores da síndrome, como a fixação em um tema em específico, por exemplo, a criança quando gosta de alguma coisa, como robôs, ela fala repetidamente nesse mesmo assunto, a outra característica, é a possível habilidade de memorização de sequências matemáticas  ou de mapas.

Já na infância, as crianças portadoras da síndrome apresentam relativo déficit no seu desenvolvimento motor e podem ter dificuldades em fazer operações básicas com as mãos, como por exemplo segurar um lápis ou uma colher.

Como lidar com  a Síndrome de Asperger
A recomendações que são dadas as pessoas de como lidar com a Síndrome de Asperger,  são bastante semelhantes em relação as que possuem autismo, ou seja, deve-se, por exemplo, respeitas o tempo de aprendizagem desse aluno na escola, estimular a comunicação, deve ainda tentar mantar o máximo de clareza e objetividade em suas conversas, buscando evitar qualquer tipo de distúrbios na compreensão do que deve ser feito

Fonte: Texto de Tássio Domingues  - www.linkatual.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário