Quantas vezes você já passou por aqui?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alunos Indisciplinados?!

Seus alunos jogam bolinhas de papel enquanto você está explicando? Conversam durante a aula? Você pode encarar isso de algumas formas diferentes:
- eles não têm educação!
- eles não têm interesse em aprender!
- alguma coisa está errada!
Se você encara a indisciplina como “estado natural das coisas” não há muito o que fazer. Normalmente as pessoas fazem exatamente o que se espera delas. Se você acha que seus alunos irão fazer bagunça eles fatalmente irão.
Se você acha que eles não têm educação, fica a pergunta: entre 40 ou 50 não há nenhum educado? Você acredita realmente em “verdades absolutas” e generalizações?
Se você acha que eles não têm interesse em aprender eu pergunto: e quem é que deveria (pelo menos teoricamente) despertar esse interesse neles?
Se você acha que “alguma coisa está errada” eu concordo com você e talvez algumas técnicas possam ajudar:
Antes de ficarmos de pé e começarmos a raciocinar éramos animais como todos os outros. Temos o mesmo instinto dos outros animais: auto-preservação e multiplicação da espécie. Como vivemos em grupos socialmente não diferimos muito dos outros animais.
Fui a um workshop na semana passada e muito se falou sobre “macho alfa”. Mas o que é o “macho alfa”? É o “chefe do bando”, o que manda – e os outros obedecem. Mas como fazer para que os alunos me reconheçam como “macho alfa”?
Andar pela classe enquanto falo, olhando nos olhos de meus alunos. A turma do fundão atrapalha? É porque estão distantes demais para sentirem o poder do seu olhar de “macho alfa”.
Mas os “machos mais novos” (leia-se “adolescentes”) não irão me desafiar para tomarem o meu lugar? Olhando nos olhos e sorrindo (o sorriso mostra que não há ameaça nessa dominação) fará com que – longe de tentarem se insurgir contra você – eles sintam-se confortáveis e “protegidos” sob sua dominação.
Essa reação é subconsciente, é o instinto falando mais alto. Tente mudar de postura de vez em quando e sinta os resultados. Fale com voz calma, mas module a voz, dê animação, mostre entusiasmo. Sorria! Passeie pela classe, aproxime-se dos alunos. Fale olhando nos olhos. Depois você me conta o que acontece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário