Quantas vezes você já passou por aqui?

domingo, 1 de setembro de 2013

Porque é importante que o bebê engatinhe?


Engatinhar é necessário para o desenvolvimento do bebê 
 
Muitas vezes os pais acham que se o bebê andar logo é porque ele é mais inteligente ou mais esperto. Mas você sabia que é muito importante para o desenvolvimento neurológico do bebê que ele engatinhe?
Pois é a mais pura verdade.
Todas as etapas do desenvolvimento de uma criança são igualmente importantes, mas o engatinhar estimula o desenvolvimento sensório-motor. Pular a fase do engatinhar pode trazer prejuízos no desenvolvimento da criança.
Estudos realizados pelo Instituto de Psicologia Neurofisiológica de Chester, na Inglaterra, indicam que os bebês são colocados muito tempo sentados em cadeiras e pouco tempo no chão, impedindo a oportunidade de engatinhar, levando a prejuízos na fala e escrita.
A partir do sétimo mês, aproximadamente, os bebês começam a perceber que eles e as mães não são a mesma coisa. Juntamente com essa consciência vem também a consciência de seu corpo. O bebê vai então desfrutar de uma incrível sensação de liberdade. Ele estará apto para realizar as primeiras expedições pela casa.
"É a descoberta de um novo mundo, a criança cria novas relações espaciais e ganha um repertório mais amplo", afirma Dr. Mauro Muszkat.   Agora, tudo é uma ação motora. "A partir da experiência corporal, das novas vivências, o bebê constrói  imagens e pensamentos", acrescenta a psicomotricista Izabel Bicudo.
O desenvolvimento das crianças pode ser avaliado por três aspectos: neuromotor, anato-fisiológico e psicológico.
O primeiro é responsável pela consciência do eixo corporal, que é fundamental para o equilíbrio e as noções de lateralidade (percepção do que está à direita ou à esquerda, na frente ou atrás...).
O segundo está ligado ao fortalecimento muscular, à formação da curvatura cervical e lombar - posicionando a coluna de forma mais correta , e à curva plantar, que o pezinho do bebê não tinha antes.
O terceiro é a  fase de início de independência, de autonomia e mobilidade, a criança descobre que a mãe é uma coisa e ela outra. “Até então, o bebê achava que ele e a mãe eram a mesma pessoa. O desenvolvimento psicológico surge a partir das experiências corporais", completa Izabel.
Então, coloque seu filho no chão e deixe que ele ganhe o mundo. Ok, você vai me perguntar: “mas meu filho já anda e não engatinhou. E agora? Ele não se desenvolverá por causa disso?
Na verdade, mesmo que ele tenha pulado essa fase importante e já esteja andando, você pode estimulá-lo a engatinhar com brincadeiras. Estimule-o a engatinhar espalhando brinquedos de seu interesse pela casa. Você também pode imitar o ato de engatinhar, logo ele achará um barato engatinhar atrás de você e vai adorar a nova  brincadeira. O importante é que ele não pule essa fase.
A vivência que a criança adquire arrastando-se pelo chão é fundamental para o amadurecimento do mesencéfalo - parte do cérebro responsável pela remessa de mensagens ligadas à realização de movimentos. Com o deslocamento do bebê, os dois hemisférios cerebrais passam a trabalhar unidos. E o mais importante: não tenha receio de seu filho engatinhar. Deixar a criança no chão é ótimo para o desenvolvimento dela. Prepare o ambiente para que fique seguro e confortável. Cuidado com tomadas, quinas de mesa e outras situações que possam colocá-lo em perigo. Se achar necessário, faça alguns possíveis caminhos nessa posição, você poderá observar o ambiente pela visão do bebê e terá mais chances de notar situações perigosas.
Fonte:  http://papodebebe.rozenlandiababy.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário