Quantas vezes você já passou por aqui?

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vamos colorir? Turma da Mônica


 

 

 
 

 

 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 



Sugestão Literária - O primeiro amor de Laurinha


Este livro traz todo o encanto da primeira vez em que alguém muito especial apareceu para despertar no coração quase adolescente, de Laurinha,  a magia do primeiro amor.

Isso tudo que já aconteceu, está acontecendo ou acontecerá com você,  está  simbolizado na deliciosa descoberta de Laurinha, essa menina que foi criada para simbolizar a pureza, a delicadeza e a magia encantadora de ser jovem e de apaixonar-se. Tudo aquilo que nunca, nunca deveria ser esquecido dentro de nós. Isso porque, do primeiro amor, a gente nunca esquece...

Autor: Pedro Bandeira
Editora Moderna
Indicado para o 5º ano - E.F.I


sábado, 21 de setembro de 2013

Sugestão Literária: Coleção Judy Moody

De bom humor ou mal humor, sempre inventando moda,  essa menina movimenta a vida da família, da vizinhança, por onde passa e conquista o coração de todos. Junto com seus amigos ( o que inclui uma gata), Judy transforma fatos corriqueiros do dia-a-dia em grandes acontecimentos. Numa linguagem ágil, simples e criativa, a autora  Morgan Mc Donald oferece histórias irresistíveis, que  também cativarão os leitores brasileiros.
Você vai adorar esta coleção e a galeria de personagens que povoam o mundo de Judy.

Volume 1 - Judy Moody - Judy de bom humor, Judy de mau homor, sempre Judy Moody.
O mau humor característico do final das férias tomou conta de Judy. Mas a colagem " Quem sou eu?", que o Professor Nelson pediu, que parecia uma atividade sem graça, vai agitar o pedaço, do jeito que Judy gosta.

 

Volume 2 - Judy quer a fama!

Neste volume: Não há bom humor que resista ao bom-mocismo de Jéssica, a Rainha da ortografia. E o retrato da sabe-tudo estampado no jornal, desencadeia em Judy o desejo da fama, que ela perseguirá a qualquer custo!


Autora: Megan McDonald
Editora Salamandra
Indicado para 3º e 4º ano


 

Sugestão de leitura: Judy Salva o mundo


Estando de bons ou maus modos, sempre inventando moda, essa menina movimenta a vida da família, da vizinhança, da 3ª série onde estuda... e conquista o coração de todos.

Neste volume:  Judy está aprendendo muito sobre o meio ambiente, a destruição das florestas e os animais ameaçados de extinção. E também descobriu que sua família precisa aprender a reciclar. Com estas novas aventuras de Judy Moody, você também querer mudar o mundo... ou, pelo menos, dar umas boas risadas!

Autora: Megan McDonald
Editora Salamandra
Indicado para leitores do 3º e 4º ano - E.F.I

 

Sugestão Literária: Mordidas que podem ser beijos

Às vezes vida de cão é cama quentinha, comida, água fresca e carinho. Às vezes não é...

“ Meu  nome é Uno. Uno of Karras. Um nome bonito e pomposo para alguém lindo como eu. Minha vida estava uma maravilha: comia, bebia bem, tinha bastante conforto e era estimado por todos da família. Até que um dia eu conheci Brigite. Depois disso minha vida foi um osso duro de roer...”

Autor: Walcyr Carrasco

Editora Moderna

Indicado para 4º ano- E.F.I
 
 

Sugestão Lietrária: Ana Levada da breca


Como é sadio, como é divertido, como é humano ser alegre, criativo, gostar da vida!

A pequena Ana, alegrem criativa, entusiasmada, “ levada da breca”, resolve seguir os conselhos do mundo adulto e mudar completamente sua maneira de ser. Torna-se comportada, “ boazinha”, quietinha, bem do jeito que todos gostariam que ela fosse. Mas, quando resolve se comportar feito adulto, o resultado pode não ser dos melhores.


Autora: Maria de Lourdes Krieger

Editora Moderna

Indicado para 2º ano do E.F.I
 
 

 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vamos colorir? - Primavera

 

 



 


 

 

 

 

 

 

 

22 de setembro - Início da Primavera


 
A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.


Fonte: Texto de  Wagner de Cerqueira e Francisco - Graduado em Geografia

Vamos colorir? - Dia da Árvore

 

 



 



 

 
 

 

 




21 de Setembro - Dia da Árvore

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sugestão Literária - Três noites de medo

Três noites de medo

Quem nunca acordou de madrugada com vontade de ir ao banheiro ou de beber água?
É nessa hora, quando tudo está escuro e ruídos enchem a casa, que o medo ataca.
Do que será que a Cecília tem medo?
Do escuro?
De monstros invisíveis?
De perigos desconhecidos?
Ela não sabe; mas sabe que precisa criar coragem, levantar-se e descobrir o que se esconde por trás daquela porta misteriosa..

Autora: Rosana Rios
Editora Moderna
Indicado para 2º e 3º ano - Ensino Fundamental I
 


3 de Setembro - Dia do Biólogo

 
Ser biólogo é uma profissão muito importante, pois é o estudioso dos seres vivos, sua morfologia – sua forma; sua organização – anatomia; seus tecidos – histologia; suas células – citologia, seu funcionamento – fisiologia, as doenças que acometem os seres vivos – patologia; sua relação com o meio ambiente – ecologia, dentre outras áreas.
A regulamentação da profissão se deu em 1979, através da Lei 6.684, implementada no dia 03 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional.
Registros mostram que a primeira classificação dos animais foi feita pelo grego Aristóteles, onde o mesmo conseguiu catalogar cerca de quinhentas espécies.
Sobre a anatomia humana, em 1316, foi lançado o primeiro livro, através de estudos do professor Mondino de Luzzi, professor da escola italiana de medicina, em Bolonha.
Um dos fatos mais importantes e consideráveis foi a Teoria da Evolução, criada pelos biólogos ingleses Darwin e Russel, comprovando que o organismo de animais e plantas passa constantemente por alterações.
Porém, o maior destaque da biologia foi feito em 1944, através da descoberta do DNA (ácido desoxirribonucleico), pelo bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery, através da identificação do código genético que cada ser vivo possui, determinando suas características, sua herança genética.
As áreas de atuação de um profissional formado em biologia são muitas, desde professor de ciências, a partir do 5º ano, ensino médio e universidades, fazer estudos das plantas (botânico); fazer estudos dos animais (zoólogo); estudar os seres marinhos, ecologia e meio ambiente, ou ainda fazer estudos de seres microscópicos, através da microbiologia. Também trabalham com a aplicação das técnicas de controle de pragas e, principalmente, pela preservação do meio ambiente, além de realizar exames e verificar doenças genéticas.
A ética desse profissional deve estar baseada, antes de tudo, no princípio da vida, bem com na preservação das espécies, do meio ambiente, na cultura de sustentabilidade que tanto se fala hoje em dia.
Fonte: www.brasilescola.com.br - Texto de  Jussara de Barros – graduada em Pedagogia