Quantas vezes você já passou por aqui?

sábado, 27 de outubro de 2012

ENEM 2012 - estudante deve focar em simulados e redações


A um mês do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, não é mais hora de tentar aprender conteúdos novos. Os candidatos devem aproveitar os dias que faltam para o exame para fazer simulados e provas de anos anteriores, treinar a redação e revisar disciplinas em que ainda tenham dúvidas. Segundo professores ouvidos pelo UOL, descansar nos finais de semana também é importante nessa fase.
As provas do Enem 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro por mais de 5,7 milhões de estudantes.
“O mais importante é que não adianta falar que vai revisar todo o conteúdo para o Enem, porque é toda a vida escolar do aluno, é um programa muito grande. Se ainda houver algum simulado, semelhante ao exame, faça para treinar. Treino é muito importante. Pegue a prova do ano passado ou retrasado e refaça”, orientou Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso  de um conceituado Colégio, em São Paulo.
Alimentação

Segundo Vera Lúcia, os vestibulandos devem ter muito cuidado com a alimentação: "Tem que se preocupar com a alimentação, porque é um desgaste grande [a rotina de provas]. Uma pessoa bem nutrida não se cansa com facilidade e tem uma resistência maior.”
Segundo a professora, ao fazer as provas o aluno deve simular o ambiente do dia do exame: marcar o tempo, não levantar, não comer. “O Enem é uma prova cansativa, por isso tem que treinar para não ter  cansaço e conseguir ficar quatro horas concentrado”, afirmou. Ela compara o candidato a um atleta: “O vestibulando é um esportista, igual o nadador, o corredor, ele tem que treinar”.
Para Paulo Motta, professor do departamento de psicologia evolutiva, social e escolar da Unesp (Universidade Estadual Paulista), revisar o conteúdo é sempre bom. “O candidato só não pode começar revisando matérias que não sabe nada. Não dá para querer aprender agora, se fizer isso só vai arrumar confusão para a cabeça. Não dá mais tempo”, disse.
De acordo com Motta, o candidato também não pode achar que está tudo bem e que já sabe tudo, pois tem sempre alguma coisa que ele não sabe tão bem ou alguma dica que pode ser útil no dia da prova. Por isso, a revisão é importante, se for feita para tirar dúvidas.
Essa é outra dica dos professores: não deixar passar nenhuma dúvida. “Se ficar com dúvida, pergunte. Não pode falar que uma dúvida não tem importância, porque pode ser a matéria que cai na prova”, afirmou Vera Lúcia.
Vera Lúcia também lembra que os candidatos devem treinar a redação. “Não custa pegar temas anteriores e fazer. Temas propostos por professores também valem a pena. Eu faria pelo menos duas redações por semana. Quanto mais o aluno fizer, melhor ele se sairá”.
 
Finais de semana devem ser de descanso
“Chega  no final de semana o candidato tem que sair, tem que ir para a balada, sim. Não dá pra ficar na neura e esquecer de sair, de passear, tem gente que esquece até de comer. Não pode encanar desse jeito”, afirmou Motta.
Segundo o professor, o estudante deve lembrar que já fez tudo que era possível a essa altura do campeonato e evitar as cobranças excessivas. “Também é bom evitar os amigos neuras, que só sabem falar do exame e o que vai cair”, observou o professor.
 Vera Lúcia concorda que os finais de semana de agora para frente devem ser dedicados ao descanso. “Claro que tem que ser organizado. Não deu tempo de fazer a redação na semana, faz no sábado ou no domingo. Mas vá ao teatro, ao cinema, ao parque, fique na internet. É preciso fazer alguma coisa que relaxe, algo de que se goste”, disse.
 
 
 
 Fonte:  http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/03/a-um-mes-do-enem-2012-estudante-deve-focar-em-simulados-e-redacao.htm
 

Quando consumimos por impulso

Quando consumimos por impulso, por prazer ou para aliviar uma insatisfação e não por necessidade real estamos diante de um problema.
O consumismo excessivo é sinal dos tempos… já dizia minha vó. Será?
 A evolução tecnológica, o país crescendo economicamente, a inflação sossegadinha  pelo menos por enquanto, turbinam a vista da gente com constantes lançamentos e promoções… a todo momento somos bombardeados por mil facilidades para mais uma aquisição.
As pressões sociais, as pressões interiores todas em busca de um destino certo: Uma saidinha básica às compras. Parece difícil resistir, não?
Por que precisamos comprar tanto? Por que o que temos não é suficiente? Fique ligado no que compra, porque compra e quando compra. Faça uma análise do que realmente quer e por que.
A insatisfação, muitas vezes é fruto de algo que se tem dentro de si e sair para comprar em busca de um alívio e um prazer momentâneo não resolverá nenhum conflito interior. No mínimo precisará gastar mais e mais para tentar se sentir  bem e não resolverá o problema de base. A economia estável, um país em franco crescimento pode alavancar o consumo na sociedade.
O marketing está ai para mexer com os sentimentos e fazer crer que é preciso ter para se sentir feliz, encontra no consumidor a resposta imediata. É importante ficar atento para não se deixar levar pelo impulso e gastar sem necessidade.
O sinal de alerta é acionado quando se compra compulsivamente. Você consegue perceber quais são suas reais necessidades e quais são as compras por impulso? Como você fica depois da sacola,  cheia de euforia?  Valeu o gasto ou ela durou pouco demais e logo você precisou sair de novo para comprar?
Vale a pena refletir!

Fonte: Ana Lucchi – psicóloga
http://www.almanaquedoadolescente.com.br/2008/10/01/consumindo-por-impulso

quinta-feira, 25 de outubro de 2012