Quantas vezes você já passou por aqui?

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Timidez dói

É papel do  professor ajudar as crianças tímidas, para que não sofram em situações nas quais os coleguinhas tiram de letra.
Enquanto todas as crianças brincam e se divertem na hora do recreio, ela fica isolada num cantinho. Na sala de aula quase não fala e participa pouco das atividades e, quando se sente exposta, transpira, gagueja, fica com os batimentos acelerados, entre outras alterações físicas. Essa criança não tem problema algum, ela é apenas tímida. “A timidez é uma característica da personalidade, como tantas outras”, explica Selma Maria Sabino Braga de Melo, psicopedagoga e diretora do Colégio Savioli.
Mas se for exagerada e frequente, a timidez pode atrapalhar (e muito) a vida da criança, adolescente ou adulto, pois faz com que eles não se exponham e não tirem suas dúvidas com medo de falar besteira, por exemplo. As especialistas consultadas para essa reportagem concordam que a ajuda do professor é fundamental para que essas crianças aprendam a lidar com a timidez. Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), faz uma comparação para explicar a importância do professor. “Em uma estrada, sabemos que estamos no caminho certo pelas placas que vão aparecendo. A timidez é uma característica que dependerá das placas que a pessoa encontrar ao longo da vida. E na escola é o professor quem mostra as placas.”

A criança tímida:
É insegura e tem baixa autoestima Fica isolada do resto da turma Não tem amigos (ou tem poucos) Não participa das atividades Não interage com os coleguinhas Não se expõe Observa mais do que fala
Quando se sente exposto, o tímido geralmente:
Fica com a mão gelada Sua Sente frio na barriga Sente dor e sofre Fica com os batimentos cardíacos acelerados Fica angustiado Gagueja
Fonte: Texto de Mariana de Viveiros