Quantas vezes você já passou por aqui?

sábado, 30 de julho de 2011

Brincadeiras Folclóricas

Brincadeiras Populares ou brincadeiras Folclóricas, são  aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração, mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos das brincadeiras são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante pra a preservação da história e do folclore do nosso país. O mês de Agosto é dedicado ao folclore,  por isso por isso vamos ver abaixo algumas brincadeiras famosas e interessantes que ainda hoje agradam as crianças de diversas faixas etárias.

 Pipa: Também conhecida como papagaio, é geralmente uma brincadeira para meninos;  são feitas de papel de seda colorido e varetas de madeira. Em dia de vento as pipas são soltas pelos meninos, através do fio que as prende a um carretel , o menino pode manuseá-la nos céus.  Entretanto é bom lembrar que as pipas não devem ser soltas perto  da rede elétrica, já que a mesma pode encostar num fio do poste e causar um choque violento. O bom é soltar a pipa na praia ou no campo. Lembre-se que o uso de cerol é proibido!
           

 Esconde-esconde: A criança tem de se esconder e não ser encontrada, uma outra criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.


 Pega-pega:  Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.


Bolinha de gude: Bolinhas coloridas e feitas de vidro são jogadas num círculo, feito no chão de terra, pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tirá-la de dentro do círculo  para ganhar pontos ou a própria bola do colega.


Bater figurinha: Os meninos reúnem as figurinhas dos álbuns que são repetidas, fazem um montinho e batem a mão sobre elas. As que virarem ao contrário é ganha por quem bateu a mão. O jogo é feito de comum acordo entre todos, e só vale bater figurinhas repetidas para que ninguém saia no prejuízo.


 Roda Pião: Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força.  Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão,  enquanto ele está rodando.
Dança da Cadeira:  Coloque as cadeiras em fileira. Deverá haver uma cadeira a menos do que o número de participantes.  Ao som da música bem animada, todos com as mãos para trás, começam a dançar em volta das cadeiras no ritmo da música. Um adulto controla a música.  Quando a música parar as crianças deverão  sentar rapidamente nas cadeiras. O jogador que não conseguir se sentar será eliminado.  A cada parada da música, retire uma cadeira. O jogador que ficar por último é o vencedor do jogo.   ( Caminho de Jerusalém é o outro nomes desta brincadeira ).

 














Batata Quente: As crianças sentam-se no chão, formando um círculo. Peça para o jogador mais velho ou um adulto para controlara música, parando de vez em quando. Enquanto a música estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão, conforme o ritmo da música. Se for lenta, bem devagar, se for agitada, bem depressa.  Quando a música parar, aquele que estiver com a batata na mão sairá da brincadeira.  Se alguém tentar passar a batata depois que a música parar,  também será eliminado.

Amarelinha: O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha. Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.

       

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Folclore - Crendices e Supertições

As crendices populares são, geralmente, como o próprio nome já diz, costumes e crenças que as pessoas aprendem de geração em geração.

Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e costuma passar de geração para geração.
Entendendo melhor as superstições:
Por desconhecer as causas e efeitos de determinados fenômenos científicos, muitas pessoas atribuem explicações sem sentido racional e, portanto, falsos. As supertições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Não há nenhuma explicação científica que prevê que este dia atrai azar, porém muitos indivíduos acreditam nisso como se fosse uma verdade. Isto é uma superstição que acaba atrapalhando a vida de uma pessoa.
Veja exemplos das superstições mais populares no Brasil:

- Cruzar na rua com um gato preto dá azar;
- Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou;
- Passar por debaixo de uma escada dá azar;
- Achar um trevo de quatro folhas trás sorte;
- Pé de coelho trás sorte;
- Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe;
- Abrir guarda-chuva dentro de casa pode atrair morte;
- Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;
- Jogar moedas numa fonte de água pode realizar um desejo da pessoa que jogou.

Fonte: www.suapesquisa.com /  www.crencasecrendices.hpg.ig.com.br

domingo, 24 de julho de 2011

Folclore - Parlendas

As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
Seguem exemplos de parlendas:



Folclore - Ditos Populares e Frases Populares

                            

Frases Populares ou Expressões Populares:  São palavras e frases que na sua grande maioria têm a função comparativa com diversos assuntos, como animais, modo de agir, modo de pensar.  O que difere o Ditado da Frase popular é que este serve de alerta ao futuro, e não apenas julga na ocasião do acontecimento como faz a frase.
Memória de Elefante : O elefante lembra de tudo o que aprende, motivo por que é uma das principais atrações do circo. Por isso, dizem que as pessoas que lembram  de tudo (até mesmo as magrinhas!) tem a memória de elefante.
Dormir com as galinhas:  A expressão significa deitar-se cedo, logo ao anoitecer, como fazem as galinhas.
Acordar com as galinhas : A expressão significa acordar cedo, como fazem as galinhas.
Estômago de avestruz : Aquele que come qualquer coisa. O estômago do avestruz é dotado de um poderoso suco gástrico que é capaz de dissolver até metais.
Lágrimas de crocodilo: É uma expressão bastante usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele "chora" enquanto devora uma vítima.
O canto do cisne: São as últimas realizações de alguém. Antigamente dizia-se que o cisne emitia um lindo canto quando estava preste a morrer.
Abraço de tamanduá : Sinônimo de traição ou deslealdade. O tamanduá se deita de barriga para cima e abre seus braços. O inimigo, ao se aproximar, é surpreendido por um forte abraço, que o esmaga.
Olhos de lince: Os filhotes só abrem os olhos com dez dias de vida. Em compensação, quando crescem, os linces têm uma visão apurada. Os povos mais antigos acreditam que esses animais conseguiam enxergar através das paredes. Ter olhos de lince significa enxergar longe.
Osso duro de roer : Coisa difícil de resolver
Dar nó em pingo d'água: Ser capaz de se sair de todas as dificuldades
Dar a mão a palmatória: aceitar que errou.
Pintar o sete: fazer bagunça.
Dar com os Burros n'água: Fazer muito esforço para conseguir algo e acabar perdendo tudo de forma banal.
Colocar a Carroça na frente dos Bois: Significa fazer alguma coisa da forma errada.
Criança Traquina : Buliçosa; travessa.
Amigo da Onça: Diz da pessoa,ou amigo,que é falsa.
Ficar Chupando dedo: Ficar somente com a vontade de fazer alguma coisa.
Cabeça Martelando: Quando a pessoa esta com muitos problemas, ou com dor de cabeça.

Ditados Populares

Ditados: Servem de advertência e às vezes apresenta um sentido construtivo.
Antes só do que mal acompanhado: antes a pessoa ficar sozinha do que acompanhada de uma pessoa ruim.
Quem se mistura com porcos ,farelo come : Quem acompanha pessoa de índole ruim, acaba se tornando igual a ela.
Cada macaco no seu galho: Cada pessoa no seu devido lugar .
De grão em grão, a galinha enche o papo: Aos poucos se consegue atingir um objetivo.
Deus escreve certo por linhas tortas: Deus consegue estabelecer a verdade por mais difícil que pareça ser.
Cavalo dado, não se olha os dentes: um objeto dado não se olha o valor.
Quem fala de mais, dá bom dia a Cavalo: Algumas pessoas conversam tudo da própria vida se arrependendo depois.
Um dia da caça,o outro é do caçador: Num dia a pessoa tem sorte, no outro não.
Quem casa, quer casa: A pessoa quando se casar, ela quer uma casa própria.
Quando um burro fala, o outra abaixa orelha: quando uma pessoa fala a outra se cala.
 Uma andorinha só , não faz verão: Em certas ocasiões uma pessoa sozinha não resolve o problema.

sábado, 23 de julho de 2011

Folclore - Adivinhas

   
As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
Que tal brincar um pouquinho? Vamos lá?!
O que é, o que é, que cai em pé e corre deitado? ( a chuva) 
O que é, o que é, que quanto mais cresce, menos se vê? ( a escuridão) 
O que é, o que é, que quanto mais se  tira, maior fica? ( o buraco)
O que é, o que é, que é branco por fora e amarelo por dentro? ( ovo)
O que é, o que é, que tem cabeça, mas não é gente, tem dente, mas não é pente? ( o alho)
O que é, o que é, que fala, ouve, mas não é gente? ( o telefone)
O que é, o que é, que sempre cai, mas nunca se machuca? ( a chuva)
O que é, o que é, tem coroa, mas não é rei, tem escamas, mas não é peixe? ( o abacaxi)
O que é, o que é, que enche uma casa, mas não enche uma mão? ( o botão)


Folclore - Os Provérbios

provérbios

Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico.
A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.
 Veja lista com alguns  provérbios populares:
· Dai a César o que de César e a Deus o que de Deus.
· Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
· Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
· A pressa é a inimiga da perfeição.
· Cavalo dado não se olha os dentes.
· A ocasião faz o ladrão.
· Quando um não quer, dois não brigam.
· Antes calar que mal falar.
· Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
· Cada cabeça, cada sentença.
· Caiu na rede é peixe.
· Casa de ferreiro, espeto de pau.
· O seguro morreu de velho.
· Cada macaco no seu galho.
· Quem tudo quer nada tem.
· Devagar se vai ao longe.
· De grão em grão a galinha enche o papo.
· Errar é humano.
· Falar é fácil, fazer é que é difícil.
· Filho de peixe, peixinho é.
· Leite de vaca não mata bezerro.
· Nada como um dia depois do outro.
· Não há rosas sem espinhos.
· Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos.
· Nunca digas que desta água não bebereis.
· O barato sai caro.
· Onde há fumaça, há fogo.
· Pela boca morre o peixe.
· Quem ama o feio, bonito lhe parece.
· Quem espera sempre alcança.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trava Língua - Saiba o que é e conheça as mais populares do Folclore Brasileiro


Trava Língua -  O que são ?

Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para um outro indivíduo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Os trava línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
Seguem alguns exemplos de Trava Línguas (devem ser falados rapidamente sem pausas)


- Pedro tem o peito preto,
O peito de Pedro é preto;
Quem disser que o peito de Pedro é preto,
Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.

- A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

- Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.

- Quico quer caqui. Que caqui que o Quico quer?
O Quico quer qualquer caqui.



-Três pratos de trigo para três tigres tristes.


- Há quatro quadros, três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.


- Chupa cana chupador de cana,  
na cama chupa cana,
chuta cama, cai no chão.

 
-Pinga a pia, apara o prato,
 Pia o pinto e mia o gato.


- O rato roeu a roupa do rei de Roma.




- O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mensagem para o Dia dos Avós

Seguem algumas mensagens carinhosas  para você escrever em um cartão bem lindo e presentear seus avós. Capriche!!



Vovó:
Dizem que hoje é seu dia, mas não concordo, não: todo dia é Dia da Vovó.
Dizem também que mãe educa e que avó estraga: bobagem, vovó...
Dar carinho, atenção, contar histórias, brincar comigo, fazer aquela comidinha gostosa fora de hora é mesmo estragar? Que nada...
Só quero mesmo é dizer, neste dia, que sou muito feliz e me sinto uma pessoa melhor por ter o privilégio de ter uma vovó assim como a que tenho!
Obrigado por tudo, vovó, e que Deus te abençoe sempre!
Te amo!!




Para a minha vovó querida
que sempre me ensinou o lado bom e gostoso da vida,
um pequeno carinho meu e muito, muito, muito amor.
Feliz Dia dos Avós!!



A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor.
Que nos faz todas as vontades.
Que nos dá tudo sem nada pedir.
Que nos ama mais que a si própria.
A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais.
Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor,
Nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos dengando,
Nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência.
Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho,
De honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor.
Amamos você Vovó!!

Vamos colorir? Dia dos Avós

Com os desenhos abaixo, você poderá fazer uma linda capa de um cartão. ( use papel canson, caso faça o cartão).
Em seguida, escreva uma mensagem bem bonita e dê de presente para seus avós. Eles, com certeza, irão adorar!